DÚVIDAS FREQUENTES

 

SOBRE O PRODUTO

 

Como cuido da minha peça fio?

Cuidado é afeto. Para que sua peça dure, cuide dela com o mesmo afeto de quem a fez. Lave-a sempre à mão com sabonete neutro. Na hora de passar a ferro, coloque uma toalhinha por cima da área bordada e o ferro acima, e nunca esfregue a área bordada. Vale lembrar que ao lavar diversas vezes uma roupa, além de gastar muitos litros de água e energia elétrica, diminuímos seu tempo de vida útil. Portanto, acreditamos que podemos lavar uma roupa somente quando necessário. 

 

Quais as medidas das peças?

Você encontra informações como medidas, tecidos e materiais na descrição de cada peça. Aqui você pode ver as medidas das nossas peças. Qualquer dúvida entre em contato.

 

Quais materiais vocês usam nas roupas?

Trabalhamos apenas com tecidos e fibras naturais e biodegradáveis, como o algodão e o linho. As linhas do bordado são todas 100% algodão, assim como os nossos botões são feitos de madeira. Não trabalhamos com materiais sintéticos*.

 

*exceto nas nossas peças de coleções em parceria ou comemorativas, como a de carnaval. 

 

Camisas: Voil 100% algodão;

Quimonos: Linho Misto - Linho 55% e Viscose 45%

Vestidos: Linho Misto - Linho 55% e Viscose 45%

Tops: Linho Misto - Linho 55% e Viscose 45%

Shorts: Off White - Sarja 100% algodão | Caramelo - Sarja 97% algodão e 3% elastano.

Linhas de Bordado: 100% algodão

Chapéus: Palha 

 

Quem borda as peças?

 

Nossas peças são bordadas por mulheres que passam pela nosso programa de capacitação. Através de encontros semanais ensinamos a arte do bordado e praticamos atividades de Arte Terapia e bordado lúdico. Com o tempo, elas se profissionalizam e junto conosco dão vida às nossas coleções. Aqui você pode saber mais do nosso processo de capacitação. Cada peça tem na etiqueta o nome de quem a bordou. Aqui você pode conhecer mais sobre a história de cada uma delas.

Quem costura as peças?

Nossas peças são feitas artesanalmente na casa de nossos costureiros-parceiros ou cooperativas. 

Não contratamos facções ou fábricas de costura, pois acreditamos que nesses moldes é difícil saber em quais condições os trabalhadores contratados (quase sempre mulheres) estão atuando: quanto está sendo repassado, quais os valores, locais, horas, condições e contratos de trabalho. Nossos costureiros são pequenos produtores locais e independentes e em breve teremos mais informações sobre eles por aqui. Também trabalhamos

com uma cooperativa de mulheres do Porto Maravilha -

A cooperativa atua de forma horizontal e capacita mulheres da região para trabalharem como costureiras.


 

Vocês fazem bordado sob encomenda?

Não. Nós somos um projeto social e uma marca de moda autoral e dedicamos nosso trabalho à criação de desenhos que componham os temas das nossas coleções. Portanto, não fazemos bordados sob medida. Se você tem uma peça e a ideia de um bordado, Nós disponibilizamos o contato de nossas bordadeiras aqui para caso você queira desenvolver diretamente com elas.


 

SOBRE NEGÓCIO SOCIAL

O que é um negócio Social?

Por definição, as empresas convencionais tem um único e comum objetivo: o lucro. O mundo mudou, estamos em 2020 e acreditamos que temos muitas pautas a serem abordadas. Negócios sociais são iniciativas que buscam alinhar lucro e propósito. São empresas que se posicionam entre o terceiro setor (ongs e projetos sociais sem fins lucrativos) e o segundo setor (instituições privadas que perseguem o lucro). Por isso são também comumente chamados de setor 2,5. São negócios (e por isso não são filantrópicos e exclusivamente dependentes de doações) que tem como objetivo final, através de seus lucros, o impacto social positivo. 

 

Como é a atuação do Projeto Fio como negócio social?

Trabalhamos com uma dupla atuação:

  • somos um projeto de capacitação - damos aulas de bordado e arteterapia para mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica em comunidades do Rio. 

  • somos uma marca de moda - vendemos peças bordadas únicas e exclusivas, possibilitando geração de renda para as bordadeiras envolvidas e para o projeto social crescer e impactar mais e mais mulheres.


 

Onde o Projeto Fio atua?

Hoje estamos com o Projeto Eu Sou Arte na Tijuquinha

e na Casa das Mulheres da Redes da Maré. Já estivemos também na Associação de Moradores do Horto (AMAHOR).

 

O Projeto Fio tem parceiros?

Sim, não fazemos nada sozinhas. O Projeto Fio trabalha em parceria com artetarapeutas do Projeto Transborda Rio e atua em parceria com os projetos sociais Eu Sou Arte, Casa das Mulheres do Redes da Maré e O Sol centro de artesanatos.


 

Vocês indicam bordadeiras?

Sim*. Através da página Bordado Por você pode acessar o perfil de cada uma das bordadeiras. Lá você vai encontrar uma pequena biografia, a história e relação delas com o bordado, além de uma ferramenta de contato.

 

*Todo o contato deve ser feito diretamente com a bordadeira e o Projeto Fio não se responsabiliza por nenhum processo ou resultado oriundo desse contato.

 

SOBRE NOSSAS OFICINAS

 

Vocês dão aulas de bordado?

Sim. Além das aulas gratuitas que fazem parte do nosso programa de capacitação para mulheres em situações de vulnerabilidade socioeconômica, também damos cursos livres de bordado para quem quer aprender e trocar sobre a técnica. Trabalhamos com formatos diferentes de oficina e elas ocorrem esporadicamente, em parceria com outros projetos e organizações. As oficinas podem ir desde o nível iniciante até um módulo avançado. 

 

Como saber quando ocorrem?

Nós anunciamos no site e nas nossas redes sociais quando abrimos novas turmas. Você pode se cadastrar aqui para receber notificações quando abrirmos novas oficinas.

 

Quem ministra as oficinas?

Nossos cursos são ensinados pelas três sócias fundadoras do Fio, responsáveis pela marca e também pelo ensino no projeto social.

SOBRE VENDAS

 

Onde posso comprar peças Fio?

Hoje nós vendemos online através desse site, e você pode encontrar as nossas peças expostas em pontos de venda nas cidades do Rio e São Paulo, discriminados aqui. Também participamos de feiras em alguns lugares do Brasil, além de realizar sazonalmente o nosso evento, ‘Fio a Mostra’, onde você pode encontrar as nossas peças e o trabalho de outros artistas, designers e marcas independentes. Para saber quando iremos participar de alguma feira próxima de você, cadastre-se aqui.


 

Como funcionam as trocas?

Conheça nossa política de trocas.

 

Como funciona o envio?

Enviamos pelos correios para todo o Brasil mediante o frete. O cálculo e o pagamento deste é feito no próprio site, durante o processo de realização da compra. Também oferecemos a opção de retirada da compra em um endereço no Rio de Janeiro, sob frete grátis.